‘David’ contra ‘Golias’ na nova guerra entre Israel e Palestina
GUERRA. Israel tem o 15º gasto do mundo em armamento. Palestina recorre ao Irão, mas não se sabe quanto gasta. Guerra deste ano vai custar 3,8 mil milhões de dólares aos EUA. Hamas usa foguetes de 800 dólares.
Com o eclodir de uma nova guerra, os EUA, tradicionais aliados de Israel, disponibilizaram mais de 3,8 mil milhões de dólares aos israelitas, com o pretexto de estarem a prestar uma “ajuda militar”. Desde 1946, ano da fundação de Israel como Estado, a assistência militar norte-americana atingiu mais de 264 mil milhões de dólares. Ou seja, a ajuda dos EUA, este ano, alcançou já a média anual que se cifra precisamente nos 3,8 mil milhões de dólares. Essa média é calculada em 77 anos, desde a fundação de Israel, com alguns anos de paz.
Com o eclodir de nova guerra, começada com os ataques do Hamas a 7 de Outubro, os EUA anunciaram, de imediato, um reforço de ajuda militar. Além do apoio militar, Israel ainda recebe dos EUA ajuda para os programas de desenvolvimento de armas e de projectos de defesa. É o país que mais apoio recebe dos EUA em todo o mundo.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Um ano depois do memorando bancos angolanos ainda não emitem cartões multimarcas