ZUNGUEIRA
COMBOIOS VOLTAM A CIRCULAR APENAS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2026

Operadoras apostam no novo aeroporto, mas procura ainda está abaixo das expectativas

26 Nov. 2025 Mercado & Finanças

TRANSPORTES. TCUL opera no Aeroporto há cerca de um ano e Rosalina Express começou a funcionar desde 17 deste mês de forma experimental. Macon afirma que tem projecto para o novo aeroporto e Cidrália não descarta interesse.

Operadoras apostam no novo aeroporto, mas procura ainda está abaixo das expectativas
Mário Mujetes

A distância do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), no Icolo e Bengo, em relação a muitas zonas de Luanda, tem levantado preocupações por parte de passageiros e outros utentes, face ao défice de transportes públicos. 

Avisadas da oportunidade de negócio, operadoras como a TCUL e a Rosalina Express apressaram-se a criar rotas de vários pontos de Luanda até ao novo aeroporto, enquanto a Macon e Cidrália admitem estudar a possibilidade. Para quem já opera, como é o caso da TCUL, está a confrontar-se com uma realidade, em termos de procura, ainda muito aquém das expectativas. Sem precisar a quantidade de passageiros transportados diariamente, Nelson Jorge, presidente do conselho de administração da TCUL revela que os números estão muito abaixo dos 12 mil passageiros por dia, previstos. Com oito rotas com destino ao novo aeroporto, cobertas por 23 autocarros (dos 35 inicialmente previstos), a transportadora pública explica que o facto de ser uma operação nova e a falta de cultura dos angolanos no uso de transportes públicos para as deslocações aos aeroportos estão na base da baixa procura.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.