Volume de negócios na indústria segue negativo há três meses consecutivos
BALANÇO. Produção industrial por sua vez abandonou o terreno negativo em que se encontrava em Abril (-1,24%), fruto de uma variação de 7,61% em Maio, também superior à do período homólogo (-1,59%).

O volume de negócios no sector da indústria apresenta variação negativa há três meses consecutivos. No decurso deste exercício económico, houve variação positiva em um único mês, segundo dados do boletim do Índice de Produção Industrial (IPI) divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em Maio, a variação negativa situou-se em -1,93%, crescendo 0,39 pontos percentuais face aos -1,54% registados em Abril. Os números de Maio representam o terceiro recúo do volume de negócios negativo registado consecutivamente e o quarto em 2025. O primeiro foi em Janeiro (-1,82%) e o segundo em Março (-12,76%). A única variação positiva deu-se em Fevereiro (3,01%).
Numa comparação homóloga, ou seja, face a Maio do ano passado, nota-se igualmente uma quebra do volume de negócios. A variação foi de 14,53%, o que indica uma desaceleração de 12,6 pontos percentuais.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
Universidade do Porto classifica como “muito alta” desnutrição crónica no Sul...