SOLICITADA INTERVENÇÃO DO GOVERNO

Criadores de gado com perdas de milhões por falta de vacinas e laboratórios

AGROPECUÁRIA. Alguns empresários no sector pecuário enfrentam “prejuízos significativos” devido a morte de animais, que resultam em perdas “financeiras consideráveis”. Defendem, por isso, que Angola está longe das condições técnicas ideais para uma célere resposta às ameaças à segurança alimentar na SADC.

Criadores de gado com perdas de milhões por falta de vacinas e laboratórios

Doenças de animais, inoperância de laboratórios e falta de campanhas massivas de vacinação animal têm estado a provocar prejuízos de milhões a criadores de gado, conforme revelaram ao Valor Económico. 

A cooperativa agropecuária denominada Kuzwika Ibéndua, na província do Bengo, que congrega cerca de 50 criadores de gado, registou, entre Novembro de 2024 e Abril deste ano, a morte de mais de 300 cabeças, entre caprino, bovino e suíno, com prejuízos estimados entre 15 e 25 milhões de kwanzas.

À procura de resposta para certas questões, Nelson Madeira, um dos responsáveis da cooperativa, critica a falta de acesso a laboratórios e usa o exemplo do combate à cólera. 

“Se existem equipas que estão a combater a cólera, porque é que não se faz isso com a saúde do animal e agrária também? A saúde dos gados é que pode agravar a saúde humana. Quando não se faz o uso do laboratório, não se faz sentir junto dos criadores, significa que o país ainda está doente”, defende.

O produtor acrescenta que “o normal seria ter acesso aos laboratórios, a todos os medicamentos, e haver uma boa fiscalização para sabermos quais são os perigos para a nossa saúde”. 

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.