ZUNGUEIRA
CHINESES COMEMORAM DIA DA VITÓRIA EM 3 DE SETEMBRO

João Lourenço mexe nos bastidores para estar na China em Setembro, mas Xi Jinping reage com silêncio e esquivas

DIPLOMACIA. Depois de, em Setembro de 2024, João Lourenço deixar as autoridades chinesas ‘à espera’ na cimeira do FOCAC, diplomacia angolana trabalha para o Presidente da República estar entre os convidados da festa chinesa do Dia da Vitória.

João Lourenço mexe nos bastidores para estar na China em Setembro,  mas Xi Jinping reage com silêncio e esquivas

As autoridades diplomáticas angolanas têm estado a movimentar-se, nos bastidores, no sentido de o Presidente João Lourenço estar presente entre os convidados da cerimónia do 80º aniversário da vitória chinesa contra a agressão japonesa, uma tarefa que, segundo conhecedores do dossier, se tem revelado bastante hercúlea.  

A principal dificuldade por que passam os responsáveis por conseguirem um convite para João Lourenço tem sido o silêncio e as ‘esquivas’ com que as autoridades chinesas respondem às movimentações e missivas angolanas. O Valor Económico sabe que as movimentações têm sido não apenas por meio da embaixada chinesa em Angola, mas também através de contactos directos com o Ministério das Relações Exteriores da China.  

A postura da China, entretanto, é associada à decisão do Presidente João Lourenço de desmarcar, à última hora, a sua participação na Cimeira de 2024 do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), realizada em Setembro do ano passado, mesmo depois de dar ‘sim’ ao convite de Xi Jipimg.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.