FINANÇAS PÚBLICAS. Nos nove meses do ano, Governo endividou-se em mais de 16,2% face ao do Plano Anual de Envidamento, superando em mais de 80% a dívida prevista para o mercado interno. Rácio sobre o PIB cai, entretanto, para 48%.

César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoO ESTADO QUE INCHA E O SECTOR PRIVADO QUE...
No discurso sobre o Estado da Nação, João Lourenço expôs, talvez sem querer, as fragilidades do Governo em dinamizar o sector empresarial privado.
MUSEU. Execução física de há dois anos e despesas executadas remetem para breve conclusão das obras, embora nenhuma fonte oficial o confirme. Projecto substituiu ‘biblioteca milionária’ no OGE de 2021.
UNITA E MPLA, DUAS FORMAS DE “DEMOCRACIA” INTERNA
A recente apresentação da pré-candidatura de Sakaita Savimbi à liderança da Unita e o aparecimento quase simultâneo de uma lista com cerca de 700 militantes, subscrevendo uma moção de apoio a Adalberto Costa Júnior reacenderam o debate sobre a democracia interna nos partidos angolanos. Surgiram vozes a acusar a Unita de estar a seguir o mesmo caminho do MPLA — de transformar a escolha do líder num processo controlado, em que a lealdade se sobrepõe ao pluralismo e a crítica interna é vista como ameaça.
Independentemente da decisão final, o ‘caso Joaquim Sebastião’ consolidou-se entre aqueles que se posicionam como principais “casos de estudo” sobre a precipitação, o despreparo e o aproveitamento político-jurídico do alegado combate à corrupção em Angola.
UNITA E MPLA, DUAS FORMAS DE “DEMOCRACIA” INTERNA