ANÁLISE. Na primeira edição de 2024, Valor Económico, num exercício de análise, destacou 24 dos principais desafios do Governo de João Lourenço para 2024. Agora, na primeira edição de 2025, avalia o desempenho do Governo, face aos referidos desafios com os resultados a mostrarem que, em grande parte dos casos, tudo termina como começou.
César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoOs angolanos a trabalharem e a residirem em Portugal enviaram para o País, entre Janeiro e Outubro, um total de 20,9 milhões de euros, mais 56 mil euros em comparação ao mesmo período do ano passado quando enviaram 20,34 milhões de euros.
CONTAS PÚBLICAS. Entre Janeiro e Setembro, Governo cumpriu em cerca de 61,2% o compromisso com os credores externos, é apenas em cerca de 5,1% com os credores internos, que, entretanto, garantiram mais verbas.
Lidera uma das empresas seleccionadas para operar um dos blocos em terra. Apesar de considerar difícil a Sonangol, liderada pelo seu pai, ser ultrapassada por uma empresa privada nacional em termos de quota de produção operada, alerta para a necessidade da petrolífera nacional “reinventar-se”. Presidente do Sporting de Luanda e administrador independente do BIC, fala também destes desafios.
UIF, ENTRE MENTIRAS E A IGNORÂNCIA
Cerca de uma semana depois de Angola regressar à ‘Lista Cinzenta’ do Grupo de Acção Financeira (GAFI), o responsável máximo da Unidades de Investigação Financeira de Angola (UIF), Gilberto Capeça, decidiu desmentir o indesmentível. Ou, na pior das hipóteses, mostrar total ignorância sobre uma matéria que tem por obrigação dominar, não fosse ele o ponto focal na relação entre Angola e o GAFI.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública