César Silveira

César Silveira

Editor Executivo do Valor Económico

PETRÓLEO. Só do Bloco 17, o mais produtivo de Angola, foram menos 10,4 milhões de barris. Concessionária levantou petróleo em 8 dos 21 blocos em produção.  Apesar de receber menos petróleo, concessionária terminou ano com as receitas a aumentarem mais de 12%, impulsionadas pelo aumento do preço do petróleo.

ORÇAMENTO. Depois de beneficiar de uma verba de 6,609 mil milhões de kwanzas para as despesas, em 2022,SISM vai receber agora mais de 31 mil milhões, enquanto reconversão da economia formal e melhoria dos serviços de estatísticas contribuem para a verba do Ministério da Economia e Planeamento crescer cerca de 258%.

ESPECIAL. Se, em termos económicos, o Governo de João Lourenço espera um ano mais animado, fruto das projecções que antecipam uma expansão do PIB de pelo menos 3,3% e níveis de inflação nos 11,1%, os desafios no plano social e político trazidos dos anos passados renovam-se em proporções mais elevadas. Neste exercício, em conciliação com o ano em curso, o Valor Económico selecciona 23 dos desafios com que o Governo terá de se confrontar ao longo dos 12 meses.