César Silveira

César Silveira

Editor Executivo do Valor Económico

Lidera uma das empresas seleccionadas para operar um dos blocos em terra. Apesar de considerar difícil a Sonangol, liderada pelo seu pai, ser ultrapassada por uma empresa privada nacional em termos de quota de produção operada, alerta para a necessidade da petrolífera nacional “reinventar-se”. Presidente do Sporting de Luanda e administrador independente do BIC, fala também destes desafios.  

Cerca de uma semana depois de Angola regressar à ‘Lista Cinzenta’ do Grupo de Acção Financeira (GAFI), o responsável máximo da Unidades de Investigação Financeira de Angola (UIF), Gilberto Capeça, decidiu desmentir o indesmentível. Ou, na pior das hipóteses, mostrar total ignorância sobre uma matéria que tem por obrigação dominar, não fosse ele o ponto focal na relação entre Angola e o GAFI.  

BANCA. Instituição portuguesa reduziu em cerca de 11,7% valor da participação que detém no BFA.  Perspetivas de evolução mais desfavoráveis do kwanza entre as razões apresentadas pelo banco.

DIPLOMACIA. Governo chinês aprovou um pacote de 51 mil milhões de dólares, dos quais perto de 30 mil milhões estão destinados a uma linha de crédito para os países africanos. Embaixador chinês antecipa que Angola deve beneficiar do pacote, mas estudiosos das relações entre os dois países mostram-se cépticos.