César Silveira

César Silveira

Editor Executivo do Valor Económico

DIPLOMACIA. Fortalecimento das relações entre Angola e os Estados Unidos, combinado com a necessidade e ou possibilidade de renegociação da dívida, coloca a viagem de João Lourenço à China como a mais desafiante desde a visita de José Eduardo dos Santos em busca do primeiro financiamento chinês.

Embaixador em Angola desde 2017, Vladimir Tararov não sabe quando é que terá de terminar a sua missão. Centra-se em recuperar os bons tempos entre Moscovo e Luanda e está convencido de que a cooperação dos EUA é sempre imposta, ao contrário da amizade com a Rússia. Nas entrelinhas desta entrevista, sente-se uma nostalgia por aquilo que foi a extinta URSS, o que lhe dá para fazer comparações com o tempo moderno. Garante não ter ciúmes quando o Governo opta por outras parcerias e assegura estar disponível para cooperar com Angola, inclusivamente na área de fornecimento de cereais.

 

Ministra das Finanças, em entrevista ao Valor Económico, feita no intervalo do Conselho Consultivo, reconhece as dificuldades que as pessoas e a empresas atravessam. Afasta a possibilidade de se retomar o IVA Zero, mas admite que se estuda outras soluções para os preços dos combustíveis. Vera Daves anuncia alterações nas adjudicações de projectos já para este ano e elogia o trabalho do FMI e admite que os resultados das privatizações podem ser aplicados para capitalizar o Fundo Soberano.