BALANÇO. Eleger a sociedade civil como Personalidade do Ano é reconhecer o despertar cívico que marcou 2025. Resta saber se este impulso será sustentável e se dará lugar a organizações mais sólidas, lideranças responsáveis e agendas claras.
César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoNÃO FOI DESTA… ANGOLA CRESCE SOB PRESSÃO
A sociedade civil foi a escolha da equipa do Valor Económico como Personalidade do Ano. Uma eleição que não é negativa por reconhecer o exercício legítimo dos direitos à manifestação, à greve e à reivindicação. É negativa porque traduz, acima de tudo, uma oportunidade perdida.
Aviação. No global, transportadoras têm por receber 1,2 mil milhões de dólares dos diversos países. Angola é o quinto maior devedor.
Diamantes: o aviso que Angola não pode ignorar
O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, num concorrido matabicho com jornalistas e fazedores de opinião, voltou a alertar para a crescente dificuldade que Angola e outros produtores enfrentam na venda de diamantes naturais, face ao avanço implacável dos diamantes sintéticos. Estas palavras não devem ser lidas como aviso técnico ou curiosidade de mercado.
A MENSAGEM DO CONGRESSO DA UNITA AO MPLA
O país assistiu, entre 28 e 30 de Novembro, ao XIV Congresso da Unita que reelegeu Adalberto Costa Júnior para mais um mandato. Com cerca de 90% dos votos na disputa com Massanga Savimbi, Adalberto Costa Júnior sai do congresso não apenas reforçado, mas praticamente confirmado como o cabeça de lista do partido para as eleições de 2027.









Afastamento da Ghassist do novo aeroporto gera suspeitas de “esquemas” de favorecimento...