O Presidente João Lourenço completa, na próxima semana, mais concretamente a 26 de Setembro, oito anos no poder. E, antes mesmo da tomada de posse, manifestou o desejo de deixar um legado de reformador económico. Passados oito anos, é unânime que o fracasso é uma certeza.

César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoConsidera que “alguma autonomia” do Governo, face aos poderes do Presidente da República, faz “falta”. E apela para a necessidade de os ministros nunca esquecerem as pessoas que eram antes de serem nomeados, apesar de reconhecer tratar-se de um exercício difícil.
Atrasados com novas dívidas milionárias
FINANÇAS PÚBLICAS. Cálculos do Valor Económico indicam que novas dívidas contraídas em kwanza totalizam perto de 300 mil milhões. Neste grupo, destacam-se os 33,5 mil milhões de kwanzas devidos à Organizações S.H.J por serviços prestados ao Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria.
DÍVIDAS. Pagamento dos atrasados foi um dos destaques da edição número 449 do Valor Económico, publicada em Março deste ano. Na altura, desconhecia-se o nível de execução do programa de pagamento elaborado para 2024.
DIPLOMACIA. Depois de, em Setembro de 2024, João Lourenço deixar as autoridades chinesas ‘à espera’ na cimeira do FOCAC, diplomacia angolana trabalha para o Presidente da República estar entre os convidados da festa chinesa do Dia da Vitória.
Angola aos 50: entre condecorações, confissões e contas que não batem