Senhor Presidente, apesar de defender o contrário, é, sim, simbólico exigir dois assentos permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas para a África.
César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoDívida externa em atraso cresce 3,8%
MACROECONOMIA. Governo honra religiosamente compromisso com instituições financeiras internacionais, mas acumula dívidas comerciais. No global dívida pública aumentou cerca de 2%, no segundo trimestre para 49,578 mil milhões de dólare
O Presidente João Lourenço completa, na próxima semana, mais concretamente a 26 de Setembro, oito anos no poder. E, antes mesmo da tomada de posse, manifestou o desejo de deixar um legado de reformador económico. Passados oito anos, é unânime que o fracasso é uma certeza.
Considera que “alguma autonomia” do Governo, face aos poderes do Presidente da República, faz “falta”. E apela para a necessidade de os ministros nunca esquecerem as pessoas que eram antes de serem nomeados, apesar de reconhecer tratar-se de um exercício difícil.
Atrasados com novas dívidas milionárias
FINANÇAS PÚBLICAS. Cálculos do Valor Económico indicam que novas dívidas contraídas em kwanza totalizam perto de 300 mil milhões. Neste grupo, destacam-se os 33,5 mil milhões de kwanzas devidos à Organizações S.H.J por serviços prestados ao Ministério da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria.









O MPLA e as “Agendas Escondidas”