DESPESA PÚBLICA. Números oficiais mostram que, para fazer face ao desafio que lançou para os líderes africanos, Presidente da República terá de saltar do quase nada para os 10%. Despesa representa 56,8% dos valores aprovados para a rubrica.

César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoANÁLISE. Na primeira edição de 2024, Valor Económico, num exercício de análise, destacou 24 dos principais desafios do Governo de João Lourenço para 2024. Agora, na primeira edição de 2025, avalia o desempenho do Governo, face aos referidos desafios com os resultados a mostrarem que, em grande parte dos casos, tudo termina como começou.
Os angolanos a trabalharem e a residirem em Portugal enviaram para o País, entre Janeiro e Outubro, um total de 20,9 milhões de euros, mais 56 mil euros em comparação ao mesmo período do ano passado quando enviaram 20,34 milhões de euros.
CONTAS PÚBLICAS. Entre Janeiro e Setembro, Governo cumpriu em cerca de 61,2% o compromisso com os credores externos, é apenas em cerca de 5,1% com os credores internos, que, entretanto, garantiram mais verbas.
Lidera uma das empresas seleccionadas para operar um dos blocos em terra. Apesar de considerar difícil a Sonangol, liderada pelo seu pai, ser ultrapassada por uma empresa privada nacional em termos de quota de produção operada, alerta para a necessidade da petrolífera nacional “reinventar-se”. Presidente do Sporting de Luanda e administrador independente do BIC, fala também destes desafios.
Teresa Rodrigues afirma ser mais "fácil" jovens verem o kuduro do que...