Director do Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada Angola discorda da decisão do Governo de cativar, inicialmente, despesas de bens e serviços e só depois, caso se justifique, mexer no investimento público.

César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoORÇAMENTO. Governo trabalha nos pressupostos para a cativação das despesas, mas, à partida, as despesas de investimento público não serão afectadas. Para este ano, foram aprovados mais de 5,469 biliões para bens e serviços.
COOPERAÇÃO. Iniciativa chinesa foi lançada em 2013 e visa a conectividade entre vários países através da construção e reconstrução diversas infra-estruturas. CFB era um dos destaques da iniciativa em África.
NOVO SISTEMA POLÍTICO PRECISA-SE
A problemática à volta da polémica tomada de posse de Manuel Pereira da Silva ‘Manico’ como presidente da Comissão Nacional Eleitoral, todo o processo eleitoral e, sobretudo a intenção da Unita de realizar manifestações em todo país, levam-nos a questionar se não é hora de discutirmos seriamente um sistema político que melhor se adeque ao país.
GESTÃO ORÇAMENTAL. Preço do petróleo está a ser negociado, desde a segunda semana de Abril, abaixo da referência orçamental, o que coloca várias as perspectivas de financiamento em cima da mesa. Entre as soluções reveladas pelo Governo, China ainda não entrou nas contas.
Falta de plano de emergência, tratamento das bagagens e indifinição do operador...