PETRÓLEO. Angola abandonou a organização para produzir livremente, consoante as capacidades instaladas no país. Números do primeiro semestre mostram produção acima da quota definida pelo cartel, mas, ainda assim, muito abaixo do que Luanda havia exigido.
César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoORÇAMENTO. Depois de uma execução de apenas 8,7% do financiamento externo previsto no OGE 2023, Governo voltou a depositar forte confiança no mercado internacional para financiar o OGE de 2024, mas os números do primeiro semestre mostram elevado nível de insucesso. Mercado interno garantiu quase 76% das receitas de financiamento.
Líder associativo revela que Angola está a produzir menos 30 milhões de ovos por mês quando comparado aos anos 2016 a 2017. Rui Santos aponta os insumos, sobretudo o preço do milho, como principal razão para o défice. Mas acredita que, em 2025, Angola inicia para sempre a produção de frango e garante lutar para que o país acabe com a importação de carne.
ANÁLISE. Governo estima para 2027 um rácio de 60% da dívida pública sobre o PIB. Em 2023 rácio aumentou 21,07 pontos percentuais.
Empresário há 23 anos em Angola, Li Yu contesta que haja horários de trabalho para serem cumpridos e gostaria que Angola adoptasse alguns métodos chineses. Contesta ainda a acção da Aniesa e do SIC. Tem a mobiliária E&A como a empresa mais notável, mas aposta forte na agricultura.
NÃO É SOBRE O CORREDOR DO LOBITO