ANGOLA GROWING
César Silveira

César Silveira

Editor Executivo do Valor Económico

Entende ser necessária a negociação da dívida com a China e acredita que este dossier esteja na base do atraso da nomeação do futuro embaixador chinês em Angola. Critica os pronunciamentos da embaixadora da União Europeia. E, em termos políticos, acredita que o MPLA não só não vence as eleições de 2027, como deveria ser extinto e refundado.

 

CONTAS PÚBLICAS. Governo arrecadou cerca de 9,447 e desembolsou cerca de 7,13 biliões para os compromissos financeiros. Nos primeiros nove meses, execução orçamental regista um balanço deficitário de 950 mil milhões de Kwanzas.

 

O Standard Bank Angola (SBA) começou a pagar ao Estado, em Julho, os dividendos correspondentes aos 49% que ainda estavam em nome de Carlos São Vicente no banco e que se encontravam congelados no âmbito do processo que culminou com a detenção do empresário. 

Director do Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada de Angola manifesta-se preocupado com a tendência crescente da dependência da despesa das receitas petrolíferas e apela à mudança urgente na lei do orçamento. Apreensivo com o OGE para 2024, alerta que a despesa poderá estar mais dependente do sector petrolífero do que estava em 2023.