ORÇAMENTO. Depois de uma execução de apenas 8,7% do financiamento externo previsto no OGE 2023, Governo voltou a depositar forte confiança no mercado internacional para financiar o OGE de 2024, mas os números do primeiro semestre mostram elevado nível de insucesso. Mercado interno garantiu quase 76% das receitas de financiamento.
César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoLíder associativo revela que Angola está a produzir menos 30 milhões de ovos por mês quando comparado aos anos 2016 a 2017. Rui Santos aponta os insumos, sobretudo o preço do milho, como principal razão para o défice. Mas acredita que, em 2025, Angola inicia para sempre a produção de frango e garante lutar para que o país acabe com a importação de carne.
ANÁLISE. Governo estima para 2027 um rácio de 60% da dívida pública sobre o PIB. Em 2023 rácio aumentou 21,07 pontos percentuais.
Empresário há 23 anos em Angola, Li Yu contesta que haja horários de trabalho para serem cumpridos e gostaria que Angola adoptasse alguns métodos chineses. Contesta ainda a acção da Aniesa e do SIC. Tem a mobiliária E&A como a empresa mais notável, mas aposta forte na agricultura.
Vera Daves com o pior arranque em ano ‘normal’
CONTAS PÚBLICAS. Em termos comparativos, 2023 continua a registar os níveis mais baixos de execução. Finanças justificaram a situação com o atraso na aprovação do OGE devido às eleições de 2022.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública