CONTAS. Investimentos provocam reservas dos auditores desde 2016. Apenas 12 das perto de 30 participadas garantiram dividendos, que, em 2024, recuaram 8,4% com o grande contributo da Angola LNG.

César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoINVESTIMENTO. Companhia declara que adquiriu 10% da fábrica em 2023, mas faz parte consta da listas das compartcipadas desde 2022. Investimento contraria anuncio de desinvestimentos em negócios fora do sector petrolífero. E recorda parceria e financiamento do passado que, agora, são alvos da justiça.
Reino Unido já é o maior credor de Angola
DÍVIDA PÚBLICA. Stock da dívida externa cresce 4%. Reino Unido lidera ranking de credores, mas sem presença do governo britânico entre os financiamentos bilaterais. Nesse quesito, governo chinês continua a ser o maior credor, seguido do português.
PATRÕES EMPOBRECIDOS E EXPLORADOS
O ‘estrondo’, a curiosidade e a revolta que a frase do Presidente da República “o povo é o meu patrão” provocou espelha bem o estado de pobreza a que sujeita a maioria esmagadora dos angolanos. Esta frase, que se pode equiparar a outras como “o verdadeiro dono do poder é o povo”, não passa de um chavão muitas vezes rebuscado por governantes, sobretudo os que sentem e têm necessidade de convencer o povo de que continuam a estar no centro das decisões. Ainda assim, nem todos deveriam sentir-se com legitimidade para fazer uso destes chavões.
BFA lidera compras de divisas no Tesouro nacional
MERCADO CAMBIAL. Classificação excluiu Banco Nacional de Angola que, na prática, é o verdadeiro campeão ao adquirir 26,7% dos mais de 2,534 mil milhões disponibilizados.
Angola aos 50: entre condecorações, confissões e contas que não batem