ACORDOS COM MULTILATERAIS REPRESENTAM MENOS DE 7%

Financiamentos autorizados pelo PR aumentam 29,4% para 12,4 mil milhões de dólares

DÍVIDA. Contrariamente ao discurso de uma maior aposta em acordos com as instituições financeiras multilaterais, soluções comerciais foram as que mais se destacaram nos acordos autorizados pelo Presidente da República.   

Financiamentos autorizados pelo PR aumentam 29,4% para 12,4 mil milhões de dólares

O Presidente da República autorizou, em 2025, acordos de financiamento avaliados em mais de 12,4 mil milhões de dólares, um aumento de 29,4% face aos cerca de 9,613 mil milhões de dólares autorizados em 2024, segundo cálculos do Valor Económico.

Ao longo do ano, João Lourenço aprovou pelo menos 36 autorizações. Cinco desses acordos foram assinados logo no primeiro mês, destacando-se o financiamento aprovado com a Caixa Geral de Depósitos de Portugal, em euros, no valor equivalente a 669 milhões de dólares, destinado à materialização do projecto de construção e conclusão das infra-estruturas da Marginal da Corimba.

Seguiu-se, em Fevereiro, a autorização para a emissão de dívida soberana no valor global de 4 mil milhões de dólares. Na ocasião, a ministra das Finanças recebeu luz verde para emitir instrumentos de dívida soberana no mercado japonês, até ao limite de mil milhões de dólares, bem como para lançar Eurobonds até 3 mil milhões de dólares, com o objectivo de diversificar as fontes de financiamento do país e assegurar liquidez para cobrir despesas prioritárias do Orçamento Geral do Estado (OGE).

Entre os acordos de maior dimensão destaca-se ainda a renovação de um financiamento com o JP Morgan, no valor de mil milhões de dólares. Já em Dezembro, João Lourenço autorizou um acordo no montante de 600 milhões de dólares, na modalidade revolving, com a Gemcorp, destinado à implementação de projectos e fornecimentos estratégicos com impacto no desenvolvimento socioeconómico do país.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.