O jurista, docente e investigador Rui Verde acredita que a China não tem alternativas, senão negociar a dívida com as autoridades de Luanda, sob pena de Angola não pagar e, no fundo, colocar em causa o próprio modelo de relacionamento China/África.
César Silveira
Editor Executivo do Valor Económico“Se a vontade de Angola for ficar ao lado da...
Embaixador em Angola desde 2017, Vladimir Tararov não sabe quando é que terá de terminar a sua missão. Centra-se em recuperar os bons tempos entre Moscovo e Luanda e está convencido de que a cooperação dos EUA é sempre imposta, ao contrário da amizade com a Rússia. Nas entrelinhas desta entrevista, sente-se uma nostalgia por aquilo que foi a extinta URSS, o que lhe dá para fazer comparações com o tempo moderno. Garante não ter ciúmes quando o Governo opta por outras parcerias e assegura estar disponível para cooperar com Angola, inclusivamente na área de fornecimento de cereais.
Ministra das Finanças, em entrevista ao Valor Económico, feita no intervalo do Conselho Consultivo, reconhece as dificuldades que as pessoas e a empresas atravessam. Afasta a possibilidade de se retomar o IVA Zero, mas admite que se estuda outras soluções para os preços dos combustíveis. Vera Daves anuncia alterações nas adjudicações de projectos já para este ano e elogia o trabalho do FMI e admite que os resultados das privatizações podem ser aplicados para capitalizar o Fundo Soberano.
OBRAS PÚBLICAS. Financiamentos externos determinaram cerca de metade do valor das contratações. Em grande parte dos casos não são referidas nem as entidades financiadoras nem as empresas contratadas.
24 desafios do Governo de João Lourenço em 2024
ANÁLISE. Depois de quase todas as metas falhadas no exercício passado, o Governo confronta-se este ano com os mesmos desafios que vem arrastando há vários anos. Das incertezas do desempenho dos principais indicadores macroeconómicos, os desafios de João Lourenço passam também, entre outros, pela justiça que regista níveis de descredibilização sem paralelo e pela política em que deve travar batalhas difíceis com o principal actor na oposição que, além de levar adiante uma iniciativa de destituição do Presidente da República, mostra-se avesso ao projecto o MPLA de ‘retalhar’ o país.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...