CONTAS PÚBLICAS. Alta do preço do petróleo permitiu execução quase na totalidade da receita petrolífera prevista.

César Silveira
Editor Executivo do Valor EconómicoDIPLOMACIA ECONÓMICA. Fonte ligada ao processo considera que havia a possibilidade de Angola regressar sem qualquer acordo, caso tentasse pedir mais do que conseguiu.
Antigo PCA da Taag – sem funções executivas como sublinha – levanta sérias dúvidas sobre a utilidade do novo aeroporto e até receia que possa seguir o mesmo caminho de outros equipamentos africanos que fecharam. Pelo meio, coloca reticências ao futuro da transportadora nacional. Também ‘torce o nariz’ à criação de metro de superfície, sugerindo outras soluções para os transportes de Luanda. Hélder Preza não hesita em criticar a gestão, tanto pública e privada, e não tem dúvidas de que falta capacidade aos gestores
Angola sob escrutínio da OMC
COMÉRIO EXTERNO. Publicar Pauta Aduaneira à véspera da avaliação com correções das tarifas aduaneiras pode ter sido propositado para evitar avaliação negativa. Entre as preocupações, OMC destaca o facto de os importadores continuarem a enfrentar um processo fragmentado que requer várias autorizações.
COMÉRCIO EXTERNO. Dados oficiais mostram crescimento de mais de 100% das exportações agrícolas, passando a estar no ‘top’ três dos mais exportados. Trocas com África também aumentam.
Gemcorp posiciona-se para a compra da Unitel, BFA e mais activos