IMOBILIÁRIO E AGRICULTURA DESTACADOS

Intenções de investimento estrangeiro registadas pela AIPEX recuam 98,8%

BALANÇO. Luanda continua a liderar a preferência nas intenções de investimento, assegurando uma quota de 59,1% do total registado. Já a Lunda-Sul superou Benguela e detém 30,2% das intenções, ao passo que Namibe ficou com 7%.

Intenções de investimento estrangeiro registadas pela AIPEX recuam 98,8%

As intenções de investimento registadas pela AIPEX, no primeiro trimestre deste ano, subiram 30%, face ao período homólogo, saindo de 20 para 26 projectos. 

Em sentido contrário, os números assinalaram um recuo de praticamente 16% em relação ao volume das intenções de investimento, no período, que se fixaram em 536,1 milhões de dólares, de acordo com cálculos do Valor Económico com base em dados oficiais.

As intenções de investimento vindas directamente do estrangeiro foram o principal ‘culpado’ pela queda dos valores. Os dados da AIPEX indicam uma redução de 98,84% nos valores das intenções destes investidores, que saíram de 606,3 para 7,055 milhões de dólares. Quanto ao número de projectos houve um registo de nove iniciativas, mais uma em relação às oito do mesmo período do ano passado.

Em contrapartida, verificou-se um aumento considerável no valor das intenções de investimento de origem interna (de operadores que já actuam em Angola, sejam nacionais ou estrangeiros) que se situava em 28,8 milhões de dólares. O aumento foi de 491,4 milhões de dólares para 520,2 milhões de dólares, enquanto o número de projectos inscritos saiu de 11 para os 15. 

Também o tipificado de investimento misto (realizado por empresários de diferentes nacionalidades) aumentou, com registo de 8,7 milhões de dólares, mais 3,2 milhões do que no mesmo período do ano anterior, em resultado da adição de um único de projecto, contabilizando um total de duas intenções.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.