CONCORRÊNCIA

Fabricante de baterias contorna dificuldades de abastecer mercado interno com a exportação

A fábrica de bacteria da empresa Guangde Internacional Group LDA, localizada no Polo industrial da Funda, na província do Icolo e Bengo, está a produzir mais de 1,2 milhões de unidades e tem exportado para a República Democrática do Congo, Zâmbia e Namíbia.

Fabricante de baterias contorna dificuldades de abastecer mercado  interno com a exportação

Inaugurada em 2019 e projectada para produzir no primeiro ano cerca de 200 mil unidades, a fábrica orçada em 80 milhões de dólares está actulamente com uma produção anual de até 1,2 milhões de peças, uma média de, aproximadamente, 3.500 de baterias por dia.

Catonde Viage, director administrativo da empresa, referiu que, quando toda linha de produção está em funcionamento, a fábrica tem a capacidade de produzir diariamente sete mil baterias.

“Estamos em condições suficientes de suprir o mercado nacional com a nossa produção, mas, como há ainda alguma burocracia e ainda se importa bateria, o mercado acaba por ficar um pouco saturado”, considerou, explicando que daí ter surgido a necessidade de a empresa começar a exportar para países vizinhos como a República Democrática do Congo, Zâmbia e Namíbia.

A fábrica cemprega 537 funcionários e conta com cinco linhas de produção.