DESPESAS SOBEM PARA 5,156 MIL MILHÕES DE KWANZAS

Comissão do Mercado de Capitais com dificuldades no sistema informático e de identificação de pessoas políticas expostas

RELATÓRIO. Regulador do mercado de capitais necessita de investir no sistema informático, principalmente no processamento e tratamento de informação partilhada pela Bodiva, assim como software integrado de compliance. Despesas da instituição aumentaram 16,89% por conta da subida de salários e deslocações ao exterior.

Comissão do Mercado de  Capitais com dificuldades  no sistema informático e de identificação de pessoas políticas expostas

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) registou 10 constrangimentos durante o exercício de 2024. Uma das principais dificuldades colocou-se a nível informático no processamento e tratamento de informações partilhadas pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva).  

O órgão regulador do mercado de capitais explica, no relatório e contas de 2024, que se debate com a ausência de automatização dos trabalhos das áreas, como consequência da inexistência de plataforma informática de vigilância. E, numa altura em que o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial têm passado à lupa o sistema financeiro nacional, a CMC diz também ter dificuldade de actualização da lista de pessoas politicamente expostas, devido à “inexistência de fontes credíveis sobre os parentes, até ao terceiro grau, e pessoas muito próximas a estas”, bem como a de líderes de confissões religiosas. Uma situação que propicia o branqueamento de capitais e que levou o país de regresso à lista cinzenta do Grupo de Ação Financeira (GAFI), daí a insistência do regulador r na necessidade de aquisição de um software integrado de compliance.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.