Programa importa produtos que localmente há autossuficiência

Angola já gastou 12,026 mil milhões de dólares com o Prodesi e encaixou apenas 529,080 milhões de dólares

Balanço. Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) tem sido um ‘sugador’ completo de dólares dos cofres públicos desde a sua efectivação nos últimos cinco anos, estando completamente à margem dos objectivos desenhados em 2018.

Angola já gastou 12,026 mil milhões de dólares com o Prodesi e encaixou apenas 529,080 milhões de dólares

Cálculos do Valor Económico, baseados em dados sobre o comércio externo, publicados pela Administração Geral Tributária (AGT), indicam que de 2020 a Maio de 2025 foram gastos na compra de um total de 58 produtos no exterior, a título de matéria-prima, 12,026 mil milhões de dólares, o equivalem a 10,967 biliões de kwanzas. 

Este valor ‘torrado’ é muito superior à execução orçamental dos sectores da educação e saúde de 2020 ao primeiro trimestre de 2025, com uma diferença de 2,690 mil milhões de dólares. A execução destes dois sectores foi de 9,335 mil milhões de dólares (8,513 biliões de kwanzas).

Durante estes quatro anos e cinco meses, foram importados 12,751 milhões de toneladas de produtos diversos, com destaque para o grão de trigo para o qual foram canalizados 1,608 mil milhões de dólares. Com 1,657 mil milhões de dólares segue-se a carne de frango, além dos medicamentos com 1,540 mil milhões de dólares e do arroz com um custo a ascender os 1,494 mil milhões de dólares. 

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.