Bancos chineses continuam a dominar dívida comercial angolana
Dívida Pública. Apesar de já não ser o maior credor bilateral do país, China continua a ser o país com a instituição financeira comercial que mais empresta dinheiro a Angola. Em segundo lugar, Standard Chartered Bank, do Reino Unido, que teve um aumento de mais de 386% na dívida.
As instituições financeiras chinesas continuam a ser os maiores credores comerciais de Angola, apesar do recuo de cerca de 44% do stock da dívida do Banco de Desenvolvimento da China que continua a conservar a condição de maior credor do país.
Entre 2020 e o segundo trimestre do ano, a dívida de Angola a essa instituição passou de 14,095 para 7,878 mil milhões de dólares.
O Banco Industrial e Comercial da China, por seu lado, viu o seu stock aumentar 27,9% ao sair de 2,559 mil milhões de dólares para mais de 3,273 mil milhões de dólares. Mas foi a dívida do Standard Chartered Bank, do Reino Unido, que mais cresceu ao sair dos 476 milhões de dólares, no primeiro trimestre de 2021, para os mais de 2,315 mil milhões de dólares no segundo trimestre deste ano, um aumento acima dos 386,34%.
Quem também teve a sua dívida aumentada é o ING BANK da Holanda, sendo que em 2021 aquela instituição financeira tinha desembolsado para Angola cerca de 334 milhões de dólares, tendo o valor subido 58% até ao segundo trimestre de 2025, estando agora a dívida fixada em cerca de 528 milhões de dólares.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.










Novos funcionários do Ministério da Agricultura há dois meses sem salários, denunciam...