ZUNGUEIRA
EMPRESÁRIA VOLTA A APONTAR O DEDO AO PR

Isabel dos Santos acusa João Lourenço de ordenar a sua condenação por peculato

26 Nov. 2025 Economia / Política

JUSTIÇA. Empresária diz ter esperado, durante oito anos, que João Lourenço “parasse com a perseguição política” e “a sua vingança muito pessoal em relação à sua pessoa”, que “não aconteceu”, admitindo querer “sempre participar com a justiça” em relação a todo o processo da sua gestão na Sonangol.

Isabel dos Santos acusa João Lourenço de ordenar a sua condenação por peculato

A empresária Isabel dos Santos acusou o Presidente João Lourenço de ter dado ordens, por escrito, para a sua condenação por peculato, apontando estar em causa uma “perseguição política” e não um processo jurídico efectivo, que já dura cerca de oito anos.   

Conforme Isabel dos Santos, em entrevista à Rádio Essencial, esta terça-feira, 25, depois de ter assumido a Presidência da República, em 2017, João Lourenço decidiu, “sem um ou outro motivo”, exonerá-la do cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol, “não por falta de apresentação de resultados, mas porque tinha uma agenda política que era diferente”. 

“Os meus advogados, felizmente, conseguiram consultar os documentos, não tudo, mas encontraram alguns documentos importantes. E um dos mais importantes foi que exatamente, no dia 1 de Dezembro de 2017, o Presidente João Lourenço deu uma ordem, em despacho escrito, um despacho presidencial, a condenar-me por peculato”, contou a empresária, indicando tratar-se de um processo que está a ser conduzido em segredo de justiça.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.