Emídio Fernando

Emídio Fernando

SONDAGEM. MPLA sobe ligeiramente nas intenções de voto, mas não consegue convencer os inquiridos da AngoBarómetro e mantém-se nos 30% das intenções de voto, contra os mais de 50% da Unita. Governação de João Lourenço recebe um ‘cartão vermelho’, com mais de 62% a dar nota negativa. Sobe também o número de inquiridos que acredita que vai haver mudança de poder nas próximas eleições.

Assume alguns erros na governação de quase 50 anos, mas descarta responsabilidades do MPLA, com o argumento de que as falhas foram de “alguns indivíduos”. Militante do MPLA e empresária, lidera a Federação das Mulheres Empreendedora, Maria do Carmo Nascimento confessa ficar em choque com a “miséria” que encontra nas ruas de Luanda, mas está convencida de que o Governo tem trabalhado para minimizar os problemas. Em entrevista à Rádio Essencial, republicada neste jornal, a empresária defende o regresso ao país de Isabel dos Santos, sugere um encontro entre João Lourenço e Adalberto Costa Júnior para haver uma “plataforma de entendimento”, confia que a economia está a recuperar e que até há um bom ambiente de negócios, atraente para nacionais e estrangeiros.

CONTRATAÇÃO PÚBLICA. Concurso para a gestão do terminal do Porto do Lobito pode acabar nos tribunais. Em apenas três meses, Comissão de Avaliação atribuiu e retirou a gestão ao grupo ICTS. Filipinos acusam o concorrente chinês, o grupo CITIC/SPG, de ter “manipulado” os resultados e de apresentar uma proposta “irrealista” que coloca investimentos do Estado em causa.