ANGOLA GROWING
Emídio Fernando

Emídio Fernando

COMÉRCIO. Navios chineses 'escondem-se' nos mares, aproveitando a falta de sanções. É uma
estratégia que agita o comércio internacional. Seis em cada 10 navios pertencem à China. Analistas suspeitam que a gestão de Beijing passe por guardar mercadoria para a vender depois.

Tributação. Está escrito na História: quando um governo tenta ganhar mais com a venda de bebidas alcoólicas dá-se mal. Ou quando se mete a fazer leis que mexam nas bebidas. Já houve revoltas e revoluções por causa da ideia de aumentar impostos. Rum, cerveja e cachaça até deram nomes a revoluções.

Negócios. Nos últimos 10 anos, mundo empresarial tem assistido à ascensão da China. Em 2012, duas grandes chinesa conseguiram intrometer-se no domínio norte-americano, na lista das mais valiosas. Mas as grandes tecnológicas quase não são beliscadas e até se assiste ao crescimento da Google e da Facebook, hoje transformada em Meta. Petrolíferas vão perdendo terreno.

Negócio. Já ouviu falar na maravilhosa terra de Poyais, na América do Sul? Se não, seja bem-vindo ao mundo de um arrojado empreendedorismo. Visionário escocês, MacGregor criou um país maravilhoso e rico, mas apenas no papel. Foi um golpe de mestre que envolveu técnicas de marketing, estratégias comerciais e uma ideia única de inovação.

Trajetória. Empresário polémico, envolvido em casos de corrupção que abalaram a França, antigo presidente do Olympique de Marselha, político, actor, apresentador de televisão, cantor, deputado e eurodeputado, magnata e ministro. E até vítima de um rapto. Foi uma vida cheia a de Bernard Tapie, que terminou aos 78 anos, vítima de um duplo cancro.