ANGOLA GROWING
Emídio Fernando

Emídio Fernando

ESCRAVATURA. Mais de 12 milhões de africanos foram escravizados por europeus e norte-americanos. Escravatura chegou a ser o negócio mais cobiçado e mais rentável para os ‘poderosos’ do chamado Novo Mundo. Ao todo, calcula-se que rendeu mais de 35 biliões de dólares.

SUCESSO. Vigilância apertada, à moda do ‘big brother’, repressão sobre os corruptos ou para quem viole leis e aposta nas empresas altamente tecnológicas e no turismo fazem o país escalar etapas de sucesso. País já foi dos mais pobres. Bom ambiente de negócios e posição geográfica completam receita. 

FORTUNA.  Trocou a poderosa IBM pela pouco conhecida AMD. Em dois anos, subiu à liderança e transformou uma quase falida empresa em uma das mais bem-sucedidas no ramo das tecnologias. Lisa Su integra hoje a lista das 26 bilionárias dos EUA. Moveu-se pela paixão a que aliou o conhecimento científico.

TECNOLOGIA. Multimilionário Elan Musk volta a ‘atacar’ com a criação de uma ‘startup’, ligada à alta tecnologia. Neuralink criou um ‘chip’ controlado apenas pelo cérebro. Inovação já é criticada. Empresa procura voluntários em todo o mundo para participarem em testes.

POLÍTICA. É uma decisão histórica. Câmara de São José, nos EUA, impede que as campanhas dos partidos sejam financiadas por estrangeiros. Decisão impede que empresas estrangeiras possam influenciar directamente nas eleições. É a primeira vez que uma decisão destas é tomada num país que valoriza a iniciativa privada.