SUPERAÇÃO. Apelidada de ‘dama de ferro’, premiada com um Nobel da Paz, foi a primeira mulher a ser eleita para presidir um país africano. Economista e antiga presidente da Libéria, casou-se com 17 anos, foi vítima de violência doméstica e assume defender os valores mais tradicionais de África.
Emídio Fernando
BANCA. Emigrantes enfrentam obstáculos para conseguirem abrir contas em instituições portuguesas. Bancos justificam as barreiras com a lei, mas banco central português garante não impor restrições. Medidas limitativa têm sido aplicadas desde o processo movido a Isabel dos Santos.
‘El dorado’ do Ocidente, Inferno africano
ESCRAVATURA. Mais de 12 milhões de africanos foram escravizados por europeus e norte-americanos. Escravatura chegou a ser o negócio mais cobiçado e mais rentável para os ‘poderosos’ do chamado Novo Mundo. Ao todo, calcula-se que rendeu mais de 35 biliões de dólares.
O ‘poço negro’ transformou-se na brilhante Singapura
SUCESSO. Vigilância apertada, à moda do ‘big brother’, repressão sobre os corruptos ou para quem viole leis e aposta nas empresas altamente tecnológicas e no turismo fazem o país escalar etapas de sucesso. País já foi dos mais pobres. Bom ambiente de negócios e posição geográfica completam receita.
Lisa Su, a bilionária que salvou a AMD
FORTUNA. Trocou a poderosa IBM pela pouco conhecida AMD. Em dois anos, subiu à liderança e transformou uma quase falida empresa em uma das mais bem-sucedidas no ramo das tecnologias. Lisa Su integra hoje a lista das 26 bilionárias dos EUA. Moveu-se pela paixão a que aliou o conhecimento científico.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública