Nobel já premiou 62 cientistas ligados à Economia
RECONHECIMENTO. Prémios Nobel já galardoaram mais de 900 pessoas, entre elas, 92 cientistas ligados à Economia. Dos quase mil premiados, apenas 60 são mulheres e somente 17 têm origem africana.
Esta semana, iniciou-se a entrega dos Prémios Nobel, criados para homenagear quem se tenha destacado, todos os anos, em seis áreas, incluindo na de Economia, e que já atribuiu 64 galardões. O prémio foi criado a 27 de Novembro 1895, obedecendo ao testamento cientista sueco Alfred Nobel, que destinou parte da sua fortuna, consolidada pela invenção da dinamite. Nobel quis premiar quem tenha produzido trabalhos para o “desenvolvimento da humanidade” e com a convicção de estar a recompensar pessoas para quem “o bem-estar da sociedade é muito mais importante do que os lucros”.
Durante mais de um século, os premiados estiveram ligados à Física, Química, Fisiologia ou Medicina, Literatura e Paz. Só em 1969, foi instituído o Prémio Nobel de Ciências Económicas, designado popularmente, como Prémio Nobel da Economia. A ideia partiu do Banco Nacional da Suécia que garantia estar a homenagear Alfred Nobel. No entanto, há descendentes de Alfred Nobel que contestam a atribuição deste prémio, por considerarem que se tornou “numa espécie de campeonato de relações públicas para economistas” e isso “seria desprezível para Alfred Nobel.”
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
JLo do lado errado da história