Angola arrecada 404,7 mil milhões AKZ
Angola arrecadou cerca 404,7 mil milhões de kwanzas com as exportações de barris de petróleo em Fevereiro do corrente ano, segundo dados dos operadores submetidos a Administração Geral Tributaria.
No período em análise foram exportados cerca de 40 milhões barris ao preço médio de 57,06 de dólares. Com isso o Estado lucrou em torno de 149,7 mil milhões de kwanzas o equivalente a 37% do global arrecadado.
Os dados divulgados a partir das Declarações Fiscais submetidas à Administração Geral Tributária (AGT) pelas petrolíferas, incluindo a Sonangol, a que o Jornal de Angola teve acesso, atestam que o bloco 17 com 12,3 milhões de barris e um preço médio de 63,79 de dólares contribuiu com uma receita equivalente a 29,2 mil milhões de kwanzas.
Por natureza fiscal, o Imposto sobre o Rendimento do Petróleo (IRP) colectou 75,4 mil milhões de kwanzas, o Imposto sobre a Produção do Petróleo (IPP) 11,6 mil milhões kwanzas, enquanto que a Concessionária surge com 317,6 mil milhões de kwanzas.
Durante o corrente mês o preço do petróleo sofreu quedas vertiginosas nas principais praças financeiras onde a “commoditie” é negociada, fruto da guerra entre a Rússia, o maior produtor de petróleo e a Arábia Saudita líder da OPEP. A esta situação acresce-se a fraca procura devido a pandemia do Corona Vírus (Covid 19).
O barril é hoje negociado a 29,9 USD evidenciando uma queda de 48% (menos 27 USD) face aos 57,06 USD negociados em Fevereiro.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...