APP VE
Na Inglaterra

Angolano vence ‘Melhor Ideia de Negócio’

O estudante angolano Ezequiel Aníbal é um dos integrantes da equipa vencedora do concurso IdeaFEST para a ‘Melhor ideia de Negócio do ano’, da Henley Business School, na Inglaterra. Além do angolano, a equipa é composta pelos estudantes libanês Amer Nahouli e a suíça Debby Chau.

A ideia de negócio vencedora é a ‘startup’ Sswap uma inovadora plataforma de busca para estudantes que queiram trocar ou cancelar o contrato de arrendamento em alojamentos de universidades. Em declarações ao Valor, o angolano conta que a ideia de criar a plataforma nasceu após ele e um colega tentarem, mas, sem sucesso, mudar de alojamento em que se encontravam. “Fizemos pesquisas por várias universidades do Reino Unido e descobrimos que é um problema comum. Como todo o problema é uma oportunidade de negócio surgiu o Sswap”, explica.

Ao sangrar-se vencedora, a Sswap arrecadou o prémio de mil libras, equivalente a mais de 400 mil kwanzas, para investir no desenvolvimento da ideia de negócio. “O mais importante será a oportunidade de mentoria que teremos de homens de negócio, advogados e CEO com experiência para que nos ajudem a iniciar comercialmente a nossa ‘startup’”, conta.

Ezequiel Aníbal, de 26 anos, natural de Luanda, é estudante de mestrado em Empreendedorismo e Liderança, na Henley Business School. Vive em Inglaterra há nove meses, após ter concorrido em Junho do ano passado para uma bolsa da Chevening Scholarship, oferecido pela Embaixada do Reino Unido, em Angola, que teve a participação de mais de 65 mil estudantes e apenas 1.600 foram seleccionados.

Nesta edição, a IdeaFEST teve a inscrição de 31 ‘startups’, tornando-se a mais popular que a competição já teve. Além dos prémios em dinheiro, os três primeiros receberão orientações do Centro Henley para Empreendedorismo, da BDB Pitmans e da Renal Services Ltd.

Realizado desde 2014, o concurso tem como objectivo encontrar equipas de estudantes com melhor ideia de negócios. Os alunos que entram no ideaFEST têm a oportunidade de apresentar ideias de negócios e obter apoio que pode levar à sua comercialização.

A final realizada, a 24 de Abril, teve a participação de seis equipas e foram premiadas três categorias: Melhor Ideia de Negócio, Melhor Ideia de Negócio Inovador e Melhor Ideia de Negócio para a China de estudantes de MBA.

O IdeaFEST tem o patrocínio da BDB Pitmans, um escritório de advocacia com mais de 300 anos de experiência jurídica e ainda da Renal Services.

Angolano vence ‘Melhor Ideia de Negócio’