Banco BAI
Medida visa melhorar a prestação de informação ao mercado

Banco central divulga tabela das taxas de juro

02 Jan. 2020 Mercado & Finanças

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai passar a divulgar diariamente na página electrónica a tabela das taxas de juro oferecidas pelos bancos comerciais para depósitos a prazo com maturidades de 30, 90 e 360 dias, informou o banco central em comunicado divulgado em Luanda.

Banco central divulga tabela das taxas de juro

A instituição refere que a medida visa melhorar a prestação de informação ao mercado, promovendo-se a transparência e a manutenção de relações mais equilibradas entre consumidores e prestadores de serviços e produtos financeiros.

O BNA informou igualmente que a previsão de venda de moeda estrangeira em leilão, nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2020, será o equivalente a 500 milhões de dólares por mês.

Informou igualmente que na sequência da entrada em vigor do Aviso N.º13/19 a 2 de Janeiro de 2020, que permite a venda de moeda estrangeira pelas empresas do sector de petróleo e gás aos bancos comerciais, o BNA irá organizar duas sessões ordinárias de leilão de preços por semana, às terças e quintas-feiras, com liquidação das operações em D+0.

No final de cada sessão, o BNA divulgará o montante disponibilizado, o número de participantes, as taxas de câmbio máximas e mínimas admitidas, bem como a taxa de câmbio média resultante da sessão.