Canadá financia Angola para compra de locomotivas
Uma agência de crédito do Canadá vai financiar o Governo angolano em mais de 429 milhões de dólares para a compra de 100 locomotivas à norte-americana GE, conforme autorização governamental citado pela Lusa.
Um despacho presidencial de 15 de Setembro, autorizou entretanto o contrato de financiamento do Governo com a Export Development Canada para este projecto, no valor global de 386 milhões de dólares. A decisão é justificada no documento com o objectivo de "diversificação de recursos financeiros" e garantir a concretização do projecto.
Trata-se de um negócio para a compra de 100 locomotivas do modelo GE C30-ACi, por 429,5 milhões de dólares a fornecer pela empresa AEnergia SA, mas cujos despachos anteriores, agora revogados, previam o financiamento por uma linha de crédito do Eximbank, instituição bancária dos Estados Unidos da América que financia as exportações do país.
A Export Development Canada é uma agência de crédito e financiamento às exportações do Canadá, apoiando empresas nacionais no processo de internacionalização e captação de investimentos, operando em colaboração com o governo canadiano.
Num outro despacho, a mesma agência canadense é contratada para financiar, dentro do mesmo montante negociado, a modernização e actualização tecnológica das locomotivas GE-U20C, já em serviço em Angola, que representa um negócio de 24,1 milhões de dólares.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações