CDU escolhe sucessor de Angela Merkel
Os delegados ao congresso da União Democrata Cristã (CDU) escolhem hoje, sexta-feira, em Hamburgo, o sucessor de Angela Merkel para liderar o partido. Há dois candidatos num total de 12.
Os delegados ao congresso da União Democrata Cristã (CDU) escolhem hoje, em Hamburgo, Alemanha, o novo líder do partido, com dois candidatos na frente da corrida. Doze elementos do partido disponibilizaram-se a entrar na corrida à liderança da CDU, mas há três que se destacaram como possíveis sucessores de Angela Merkel: Annegret Kramp-Karrenbauer, apelidada de ‘Mini-Merkel’, Friedrich Merz, a quem muitos chamam ‘Anti-Merkel’ e Jens Spahn, actual ministro da Saúde.
De acordo com as últimas sondagens, a secretária-geral do partido, Kramp-Karrenbauer, e o advogado e empresário Merz são os dois favoritos. Em declarações à Lusa, o sociólogo e politólogo Óscar Gabriel, considera que “os dois têm praticamente as mesmas hipóteses de ser escolhidos como novo líder do partido e candidato a chanceler em 2021”.
O professor da Universidade de Estugarda lembra que é a primeira vez, desde 1970, que os delegados da CDU vão escolher entre um número tão elevado de candidatos.
Angela Merkel é a chefe do governo alemão há 13 anos e líder da CDU há 18. Anunciou, a 29 de Outubro, a intenção de não se recandidatar à liderança do partido. O congresso que vai escolher o sucessor está marcado para esta sexta-feira e sábado, na cidade de Hamburgo.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...