Girabola Zap
Banco BAI
Para salvaguardar a confiança da instituição

Isabel dos Santos deixa EuroBic

23 Jan. 2020 Economia / Política

A empresária Isabel dos Santos vai abandonar a estrutura accionista do EuroBic, uma medida que visa “salvaguardar a confiança na instituição”, informou o banco em comunicado divulgado esta quinta-feira.

Isabel dos Santos deixa EuroBic

Assim, “Isabel dos Santos tomou a decisão de saída da estrutura accionista do EuroBic”, lê-se na mesma nota, que justifica esta medida como estando no contexto “das diligências que têm vindo a ser promovidas pelo conselho de administração do EuroBic, com vista a salvaguardar a confiança na instituição”.

Neste âmbito, “a operação de alienação da sua participação foi já iniciada, a qual, face à existência de interessados, tem assegurada a sua concretização a muito breve prazo, sujeita, nos termos da lei, à prévia autorização das autoridades competentes”.

A instituição avança ainda que, “uma vez que tal decisão de saída é definitiva e irá concretizar-se o mais brevemente possível, a accionista renunciou desde já e em definitivo ao exercício dos seus direitos de voto”.

Além disso, “os administradores não executivos que exercem funções na estrutura de gestão do universo da Eng.ª Isabel dos Santos apresentaram a renúncia aos seus cargos no EuroBic com efeitos imediatos”, tendo o banco dado “conhecimento prévio ao Banco de Portugal” destas decisões.

Através de empresas a si ligadas, Isabel dos Santos era até agora accionista de 42,5% do EuroBic, detendo a maior ‘fatia’ entre os detentores de participações sociais do banco fundado em 2008.