MEP lança plataforma Nacional do Desenvolvimento
O Ministério da Economia e Planeamento lançou nesta terça-feira, em Luanda, a Plataforma Nacional dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ministro da Economia e Planeamento, Sérgio dos Santos, presidiu a cerimónia, ladeado pelo coordenador Residente do Sistema da ONU em Angola, Paolo Balladelli. O acto foi ainda testemunhado por entidades do Governo de Angola, representantes do Sistema das Nações Unidas e do Corpo Diplomático.
A Plataforma, constituída pelas Agências do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU, será um fórum de diálogo para acelerar, priorizar, disseminar e mobilizar financiamento para os ODS, bem como monitorizar a sua implementação em Angola, segundo uma nota do Ministério da Economia e Planeamento.
Tudo está a acontecer em cumprimento da resolução da ONU sobre a Agenda 2030, dedicada ao desenvolvimento sustentável (A/RES/70/1), denominada “transformar o nosso mundo”. A Agenda, adoptada pela Assembleia Geral da ONU a 25 de Setembro de 2015, determina os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas a implementar por todos os Estados membros da ONU.
Os 17 ODS alteram a forma de abordagem do desenvolvimento sustentável nas dimensões económica, social e ambiental, com a promoção dos Direitos Humanos e o combate às desigualdades.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável