Banco BAI
Prevista para 12 de Dezembro

ONU e Governo britânico organizam cimeira climática

25 Sep. 2020 Mundo

As Nações Unidas e o governo britânico anunciaram hoje que vão organizar em conjunto uma cimeira climática a 12 de Dezembro, no dia em que se assinalam os cinco anos do Acordo de Paris, adiantou a AFP.

ONU e Governo britânico organizam cimeira climática

O encontro dedicado ao clima será coorganizado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e pretende reunir "os líderes mundiais mais ambiciosos em termos climáticos", segundo um comunicado citado pela AFP.

Os países participantes serão convidados a apresentar planos climáticos actualizados, antes da grande conferência da ONU sobre o clima que vai decorrer na cidade escocesa de Glasgow em Novembro de 2021, a COP 26, que deveria acontecer este ano, mas que foi adiada devido à pandemia.

No quadro do Acordo de Paris cada país fixa os seus próprios objectivos de redução das emissões de gases com efeito de estufa, mas esses propósitos, actualmente insuficientes para evitar o aquecimento do planeta em 1,5ºC, devem ser revistos em alta.

"Estamos em plena emergência climática e não há tempo a perder", declarou António Guterres, acrescentando que "a resposta a esta crise existencial é uma acção rápida, decisiva e, mais importante, uma solidariedade entre países".

X