SODIAM COM LUCROS DE 38 MILHÕES USD
BALANÇO. De acordo com os dados divulgados na semana passada, em Luanda, pelo IGAPE, a SODIAM é a segunda empresa pública mais lucrativa de Angola, quando considerada a sua prestação de contas no exercício de 2018.
A SODIAM, EP – Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola fechou o exercício de 2018 com um lucro líquido de aproximadamente 38 milhões de dólares, montante que faz dela, segundo o IGAPE, a segunda empresa pública mais lucrativa do país.
Recorde-se que este resultado contrasta com o registado no exercício de 2017, no qual a empresa registou um resultado líquido negativo de 9 milhões de dólares.
Em termos de contribuições fiscais, a SODIAM efectuou ao Estado um pagamento de 22 milhões de dólares, relativos ao Imposto Industrial.
No ano em análise o volume global de diamantes comercializados totalizou 8.408.687,87 de quilates, dos quais 96,3% eram de origem industrial e 3,7% do mercado artesanal.
O ano de 2018 foi também marcado pelo aumento do preço médio dos diamantes brutos de Angola em cerca de 24% face ao ano de 2017, sendo que a taxa máxima de crescimento do preço médio para alguns projectos atingiu aproximadamente os 100%.
JLo do lado errado da história