Sonangol descobre poços de petróleo
A Sonangol EP anunciou esta quarta-feira, em comunicado de imprensa, a descoberta de três poços que vão permitir uma produção de dois milhões de barris por dia ao longo de três anos. E o equivalente a 570 milhões de barris de gás.
A petrolífera nacional informou sobre as reservas de petróleo e gás natural que podem chegar a pelo menos 2,2 mil milhões de barris de petróleo nas bacias do Kwanza e Congo.
De acordo as estimativas, a exploração destas reservas, seriam suficientes para uma produção de dois milhões de barris por dia durante três anos, ajudando o país a aumentar a produção que actualmente está nos 1,8 milhões de barris diários.
Os outros dois poços divulgados pela Sonangol são o Lontra 1, do bloco 20/15, na Bacia do Kwanza, na sequência da perfuração e descoberta do reservatório que contém gás natural e condensado.
“Os resultados dos testes confirmam a presença de gás condensado, com os recursos pós-perfuração (STOOIP/GIIP) estimados em 139 milhões de barris de condensado e 2,5 triliões de pés cúbicos de gás, perfazendo um total de 570 milhões de barris de óleo equivalente”, lê-se no comunicado.
A concessionária anunciou também a viabilidade comercial do poço Katambi-1, no bloco 24/11, na bacia do Kwanza, cuja produção será partilhada com a petrolífera BP.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública