e aliviar também dividas

Subida do preço do petróleo impulsionada pela crise no Médio Oriente beneficiou Angola, reconhece Vera Daves

A ministra das Finanças, Vera Daves, reconheceu publicamente que o país beneficiou com a recente alta nos preços do petróleo no mercado internacional, causado pelo conflito no Médio Oriente, “para aliviar a dívida pública e proteger as futuras gerações”.

Subida do preço do petróleo impulsionada pela crise no Médio Oriente beneficiou Angola, reconhece Vera Daves
Santos Samuesseca

À imprensa, Vera Daves destaca que quando o preço estava bastante acima daquilo que é o preço de referência o Executivo “tirou um pouco o pé do acelerador no endividamento”, usando esses fluxos adicionais para financiar as actividades previstas no Orçamento Geral do Estado (OGE) com menos recurso a endividamento, e assim permitir que a redução do serviço do débito possa acontecer de forma mais rápida. 
A titular do Ministério das Finanças acrescenta o Governo procurou, durante este ‘período de bonança’, captar financiamento a maturidades mais longas, procurando recomprar alguma dívida que estaria a vencer no curto prazo para, assim, dar espaço para que o país “respire e evite estar sempre a usar grande parte das receitas para pagar dívida”. 
Apesar do alívio, lembra que ainda há outros desafios no sector dos petróleos, sobretudo os derivados subvencionados. Deste modo, quanto maior for o ‘gap’, maior será a subvenção, que depois terá de ser compensada no ano seguinte com a Sonangol, diminuindo assim o espaço de arrecadação que se teria junto da petrolífera angolana. 
Vera Daves sublinha que existem, igualmente, outros impactos nos custos relacionados com os fretes de combustível para aeronaves, o que também, em alguns casos, tem impacto sobre os preços de fertilizantes e medicamentos. A governante garante que o Executivo tem esses choques mapeados num documento, a fim de serem tratados em Conselho de Ministros.