VERA DAVES E O ‘AGTGATE’

05 Feb. 2025 Editorial

Se os dados oficiais conhecidos batem certo, Vera Daves faz 42 anos em Maio. É, nesta condição, a segunda governante mais jovem da equipa de João Lourenço, superada apenas pelo ministro da Hotelaria e Turismo que faz 40 anos em Outubro. 

VERA DAVES E O ‘AGTGATE’

Há outros quatro ministros com menos de 50 anos. À porta dos 46, por fazer em Maio, capitaneia o grupo dos seis o ministro de Estado e chefe da Casa Civil, Adão de Almeida. Segue-se Manuel Homem, recentemente movimentado para o Interior, que também chega aos 46 este ano, em Novembro. Ligeiramente atrás, está colocado o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, que completa 44 anos em Dezembro. Finalmente, Dionísio Manuel da Fonseca que se ocupa da Administração do Território e que completa idade (43 anos) já no próximo Março. 

Estes seis, entre os 28 que integram o Governo, incluindo os quatro ministros de Estado, representam aquilo a que se pode chamar a nova geração de governantes do MPLA. E Vera Daves será a representante mais emblemática do grupo. Há naturalmente uma explicação para isso. 

Adão de Almeida, apesar da idade, já leva demasiado tempo na governação. Pelo menos 15 anos. Contando do primeiro dia em que assumiu funções de vice-ministro no MAT, nunca mais saiu. Esteve sempre a galgar terreno até chegar a ministro de Estado. Todavia, ainda que se releve o tempo de serviço do ministro de Estado, Vera Daves é, do grupo dos seis, a mais exposta ao escrutínio público nacional e internacional. Pela simples razão de ser ela a quem se pedem contas sobre a saúde e a doença das finanças públicas. 

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.