Sector público

Mais 37% das empresas não apresentou relatórios de contas

Trinta das 80 empresas públicas, ou seja, 37,5%, não entregaram até Junho os relatórios e contas ao Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), referentes ao ano passado.

Mais 37% das empresas não apresentou relatórios de contas

Na análise preliminar aos relatórios apresentados, constatou-se que “várias empresas apresentaram algumas inconformidades, sendo a mais frequentes a não apresentação dos relatórios do auditor externo e a respectiva carta de recomendações”.

Sonangol e a companhia TAAG fazem parte da lista das empresas incumpridoras. A Diamantífera Endiama, Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), Banco de Poupança e Crédito (BPC) e a seguradora Ensa entram na lista das empresas cumpridoras.

De acordo com a página da Internet do IGAPE, em 2019, o sector empresarial público era composto por 86 empresas, das quais 68 públicas, 12 do domínio público e seis onde o Estado detém participações minoritárias.   

80 empresas têm o dever de prestação de contas, das quais 50 cumpriram esta obrigação. O IGAPE refere na sua página que nas próximas semanas será feita a compilação e análise das contas para produção do Relatório Agregado do sector empresarial público. 

 

 

X