DADOS DO INE

Clima económico desfavorável no quarto trimestre de 2024

Clima económico no quarto trimestre de 2024 revelou-se desfavorável, reflectindo uma tendência negativa e uma evolução menos favorável face ao mesmo período do ano anterior.  Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a conjuntura resultou, em grande medida, do impacto negativo da confiança registada na indústria extractiva e nos transportes. 

Clima económico desfavorável no quarto trimestre de 2024

A evolução negativa da indústria extrativa foi principalmente impulsionada pelo impacto da produção actual e pelas perspectivas de produção. Os principais constrangimentos identificados foram o elevado absentismo do pessoal, a falta de mão-de-obra especializada e o excesso de regulamentações estatais. Elencam-se também as frequentes avarias mecânicas nos equipamentos e as dificuldades financeiras que impactaram negativamente nas operações das empresas. Já no sector dos transportes, as principais limitações observadas foram as dificuldades financeiras, insuficiência da procura e a concorrência. As dificuldades no acesso aos créditos bancários, o excesso de burocracia e regulamentações estatais também afectaram negativamente as actividades das empresas de transporte.

No entanto, a conjuntura económica foi favorável para a construção e a comunicação. Os indicadores de confiança apresentaram tendência positiva, evoluindo favoravelmente em comparação ao trimestre homólogo e permaneceram acima da média da série, segundo o INE.

O sector da indústria transformadora “evoluiu favoravelmente” em comparação com o trimestre homólogo, bem como o sector do comércio. No mesmo sentido, o turismo também apresentou tendência positiva, fazendo com que a conjuntura económica fosse favorável.