Comerciantes desafiam BNA com taxas de 10% no levantamento em TPA
REGULAÇÃO. Comerciantes justificam altas taxas com descontos diários nos bancos. Clientes recorrem aos agentes informais por exiguidade de caixas electrónicos, indisponibilidade de valores e falta de segurança.
Passados dois anos da entrada em vigor do Instrutivo 02/2024, de 1 de Maio, do Banco Nacional de Angola (BNA), que fixou a taxa máxima de levantamento em 2,5%, muitos comerciantes e agentes de rua mantêm cobranças que oscilam entre os 5% e os 10%. Na prática, por cada 1.000 kwanzas levantados, o cliente perde entre 50 e 100 kwanzas. O fenómeno, que se estende de cantinas a mercados e vias públicas, sobrevive devido a uma combinação de factores, entre os quais, a escassez de notas nos caixas electrónicos (ATM) e o desemprego, que empurra cidadãos para este negócio como meio de subsistência.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.









COMBUSTÍVEL EM FALTA E DÍVIDA FORA DE CONTROLO