Como gerir a derrota

10 Nov. 2020 Valor Económico Gestão

RESILIÊNCIA. Donald Trump foi derrotado nas eleições presidenciais pelo voto via correio e recusa-se a reconhecer a vitória de Joe Biden. Todos os líderes políticos e empresariais superaram ou vão ter de superar derrotas maiores ou mais pequenas. É preciso saber gerir as derrotas.

Como gerir  a derrota

1 Aprenda com a lição – Reflita sobre o que levou à derrota e corrija para que não se repita. Esse aprendizado é a oportunidade escondida na derrota que o vai pôr no caminho da vitória, use-a. 

 

2 Limite o tempo que dedica a sofrer pela derrota – Quanto mais tempo demorar a aceitar a derrota e a geri-la de modo a ultrapassar mais a derrota se prolonga. Foco no que está à frente depois de aprender a devida lição.

 

3 Diga não ao medo – Meça a sua próxima empreitada com o aprendizado que fez, mas sem medos. Oiça o seu instinto, tome decisões acertadas, mas vá em frente. O maior inimigo da derrota é a persistência. Foque-se no seu objectivo e persista o tempo que for preciso que a vitória virá com trabalho.

 

4 Oiça os mais velhos – Ou mais experientes... seja um eterno estudante e procure aprender não só com a sua experiência, mas com as dos outros. Ouvir quem passou por derrotas vai ajudar a pôr em perspectiva a sua própria derrota e é prova de humildade mais do que sinal de fraqueza.

 

5 Ajude outrem – Tire o foco da sua derrota e concentre a sua atenção em ajudar outra pessoa. Seja mentor, activo na sua comunidade, arregace as mangas e contribua.

 

6 Chore se for preciso – Faça o luto do que perdeu se necessário é importante para sarar feridas. Ligue a um amigo, o ser humano é social, tire tempo para alimentar as suas amizades verdadeiras sempre e quando precisar recorra a um ombro fiel e à família.

 

7 Assuma a derrota – Não procure culpados externos pela derrota do que está à sua responsabilidade. Você tem o controle, use-o para absorver o choque, aprender e ultrapassar a derrota.

 

8 Procure a oportunidade na derrota - Lembre-se da ‘lição Post-it’ que falhou na tentativa de criar um adesivo super-forte, mas que nesse falhanço criou um produto que vale milhões. Muitas das melhores ideias de negócio nasceram de rotundos falhanços.

 

9 Evite boias – Aceitar ajuda é normal, mas não faça ninguém de muleta é importante manter o discernimento e a capacidade de reacção, que perderá se ficar apoiado noutras pessoas muito tempo. Pese e agradeça as ajudas, mas na medida do possível erga-se pelo seu pé.

 

10 Tenha fé em si mesmo – A confiança em si próprio é instrumental. Se a derrota se deveu a um erro seu, corrija-o, melhore-se e arregace as mangas para trabalhar e chegar onde quer estar.

X