Anúncio de subscrição
TIDA COM A MAIOR EMPRESA DE ENTRETENIMENTO

Do aluguer de discos nos EUA ao domínio mundial da TV online

26 Jan. 2022 V E Gestão

STREAMING. Abriu portas para aluguer de filmes e, passado um ano, passou à entrega de DVD

por correio. Hoje, a Netflix é tida como uma das maiores empresas do mundo na oferta de filmes e séries

por streaming. Conta com cerca de 221 milhões de assinaturas.

Do aluguer de discos nos EUA ao domínio  mundial da TV online

Começou por alugar filmes via correio a uma taxa fixa a clientes dos Estados Unidos e chegou a acumular uma colecção de 100 mil títulos e mais de 44 milhões de assinantes. A Netflix, fundada a 29 de Agosto de 1997 pelo filantropo Reed Hastings e pelo empresário Marc Randolph, na Califórnia, reformulou, em 2007, o modelo de negócio. Passou a disponibilizar na plataforma de streaming a transmissão ilimitada de filmes, séries e documentários. Para o acesso mensal, no formato 24 horas por dia, os assinantes pagam uma taxa fixa para conteúdos em smart TV, smartphones, tablets e videojogos.

Em 2013, começou a produzir conteúdos próprios, como House of Cards, Orange is the New Black, Stranger Things, Narcos e 13 Reasons Why. Um exercício que permitiu, em 2014, a que o director e co-fundador Reed Hastings fosse eleito bilionário pela Revista Forbes, depois de as acções da empresa terem disparado até 300%. Em 2018, entretanto, ponto mais alto do crescimento da plataforma, a fortuna de Hastings disparava para 3,7 mil milhões de dólares.

Em Novembro de 2021, a Netflix passou a fortuna da The Walt Disney Company e tornou-se na empresa de entretenimento com maior valor de mercado do mundo, com 291 biliões de dólares.

Actualmente, propõe-se disponibilizar acesso fácil a filmes e a programas de televisão, bastando que o usuário faça um cadastro na plataforma e desfrute do serviço gratuito por 30 dias.