Anúncio de subscrição
V E

V E

As novas hipóteses colocadas na mesa sobre a alteração da estrutura accionista da Refinaria de Cabinda ressuscitam, mais uma vez, algumas contradições já denunciadas sobre este negócio. Mais do que isso, mostram indícios da opacidade na origem de alguns projectos de alcance estratégico.

11 May. 2022

Ficheiros secretos

É inevitável. Está tudo a postos para que a história se repita. Ao tempo de José Eduardo dos Santos, a esmagadora maioria dos dossiers que davam corpo à má gestão da coisa pública não transpirava para o grande público. Alguma comunicação social assumia, entretanto, por sua conta e risco, o protagonismo na denúncia do pouco dos casos opacos a que tinha acesso.

04 May. 2022

Cães de guarda

A expressão ‘quarto poder´ entrou no léxico político e social como a melhor definição do papel da comunicação social e naturalmente dos jornalistas. Era o tempo em que jornalistas e os jornais eram verdadeiros caçadores de notícias e funcionavam como um contrapoder ou, pelo menos, assumiam uma vigilância apertada sobre o poder.

Doze mil milhões de dólares ‘recuperados’ podem alimentar dezenas de discursos de campanha eleitoral, mas não escapam, no todo, à crise crónica de confiança nos números. E… nas instituições.