ANGOLA GROWING
V E

V E

Não é apenas pela brutalidade da repressão policial ou pelo asfixiante controlo político. Não é somente pela sólida subjugação das instituições-chave do Estado com vocação republicana. O agravamento da indecência do regime do MPLA também se mede pela inconsciência dos limites do descaramento. Claro que é tudo, particularmente, resultado da longevidade no poder.

 

Vamos simplificar a resposta. No que seria a provável definição do conceituado jornalista Graça Campos, o antipatriota é todo aquele que precisa de ser resgatado do demónio. É uma conceituação metafísica? Não, é tudo política.

 

13 Mar. 2024

O pedinte ingrato

No início do primeiro mandato de João Lourenço, John Sullivan, então subsecretário de Estado norte-americano, passou por Luanda para deixar ordens claras. Se Angola quisesse contar com os Estado Unidos da América, devia afastar-se da Rússia e da China. Para os americanos, tratava-se de uma pré-condição inegociável para co-laborar com Angola nos domínios que interessavam a João Lourenço. Por meio de Sullivan, o recado dos americanos não dissimulava propriamente um teste de estresse. Os americanos Já sabiam o que a casa gastava e os passos que se seguiram da agenda externa de Luanda demonstraram que o regime angolano estava pronto e disponível para acatar as ordens.

 

06 Mar. 2024

OS EXTRATERRESTRES

Vamos afirmá-lo todas as vezes que forem necessárias. Além da arrogância e da alienação, uma das doenças incuráveis e que cegam os regimes longevos e autoritários é a incoerência. A outra é a inconsciência. ‘Juntas e misturadas’, a soberba, a contradição e a irreflexão são uma máquina de produção da ignorância, do descaramento e do ridículo em doses industriais.

A matéria é um exclusivo do Valor Económico. Diversas fontes diplomáticas e governamentais confirmam que João Lourenço vai à China neste Março. Sendo uma viagem mais do que esperada, João Lourenço e a sua equipa sabem que devem encontrar uma China mais exigente do que nunca.