SEGUNDA INCLUSÃO

Banco Mundial alerta que permanência prolongada na lista cinzenta do GAFI prejudica investimento e crescimento do país

Banco Mundial alerta que permanência prolongada na lista cinzenta do GAFI prejudica investimento e crescimento do país
DR

O Banco Mundial alerta que a manutenção de Angola na lista cinzenta do GAFI (Grupo de Acção Financeira Internacional), organismo intergovernamental que actua como 'polícia' do branqueamento de capitais a nível internacional, prejudica a reputação do país, o investimento e o crescimento. A instituição defende que a permanência na referida lista se traduz em custos de transação mais elevados e num impacto negativo na economia. O mais recente alerta surge num relatório denominado ‘Estimular o Crescimento com o Desenvolvimento do Sector Financeiro e Inclusão Financeira’.

De acordo com o relatório que faz um ‘tour’ sobre o sistema financeiro do país, existem muitos riscos associados à inclusão na lista cinzenta do GAFI, o que pode, em última instância, restringir a actividade económica e o crescimento. O país entrou na lista cinzenta do GAFI em Outubro de 2024. Esta é a segunda inclusão de Angola na lista cinzenta deste organismo, depois de entrar pela primeira vez em Junho de 2010 e sair em 2016.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.