NÚMEROS PREOCUPAM ESPECIALISTAS

Em cinco anos Governo gastou acima de 13,105 mil milhões de dólares e só ganhou 539,519 milhões com o Prodesi

DIVERSIFICAÇÃO. Programa que visava diversificar a economia nacional transformou-se em um grande consumidor de divisas do país. Gastos acumulados roçam metade do valor anual do Orçamento Geral de Estado.

Em cinco anos Governo gastou acima de 13,105 mil milhões de dólares e só ganhou 539,519 milhões com o Prodesi

O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) continua a demonstrar uma tendência contrária ao que foi anunciado pelo Executivo na altura da criação, em 2019. Durante os últimos cinco anos, o Governo desembolsou mais de 13,105 mil milhões de dólares (correspondente a 11,954 biliões de kwanzas) para adquirir 63 produtos diversos, desde o alimentar ao de construção civil, a título de matéria-prima.

O desembolso implicou a descarga em território angolano de um total de 13,946 milhões de toneladas de diversos produtos, com maior incidência àqueles que se podem produzir localmente, como é o exemplo do grão de trigo, arroz, carne de frango, arroz e medicamentos.

O maior gasto observou-se no período eleitoral, 2022, com valores de compras a atingirem volumes históricos de mais de 2,845 mil milhões de dólares ‘torrados’ em 2,637 milhões de toneladas. Nos três anos seguintes, o valor continuou na casa dos 2 mil milhões de dólares, para a quantidade de dois milhões de toneladas, com excepção de 2023 em que chegaram ao país 1,9 milhões de toneladas (ver gráfico). O valor gasto representa 25 vezes mais do que o arrecadado com as exportações, o que sustenta a tese de que o programa tem sido mais um ‘torrador’ de divisas.  

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.