Embaixador da China visita Valor Económico e Rádio Essencial
O embaixador da China em Angola, Zhang Bin, visitou, na última quinta-feira, 4, o jornal Valor Económico e a Rádio Essencial, com o diplomata a revelar a intenção da embaixada de fortalecer as relações com os dois órgãos, em particular, e com a comunicação social do país em geral.
Recebido pelo director-geral da empresa que detém o jornal e a rádio, Evaristo Mulaza, o embaixador Zhang Bin, que está no país desde Fevereiro deste ano, abordou, entre outros temas, o novo posicionamento da China na relação com Angola e, no geral, com o continente africano. Nova postura que passa pelo reforço do investimento, depois de muitos anos focados no financiamento. “Durante muitos anos os empresários chineses apostaram essencialmente nas infraestruturas, mas tenho estado a incentivar os empresários a diversificarem os negócios, a apostarem em outras áreas”, referiu, salientando que os investimentos chineses são pouco conhecidos por apostarem pouco na divulgação.
Apesar de admitir um ou outro caso de empresas chinesas que agem ao arrepio da lei, sobretudo na relação com os trabalhadores, Zhang Bin defende que, na generalidade, as empresas tratam bem os trabalhadores e respeitam as leis angolanas.
Na ocasião, o embaixador chinês, inteirou-se também sobre os desafios e dificuldades que enfrentam o Valor Económico e a Rádio Essencial e, de forma geral, os órgãos de comunicação social privados.
Desde há vários anos que os diferentes embaixadores da China em Angola assinam artigos de opinião no Valor Económico, situação que sucede agora também com o embaixador Zhang Bin.
Levantamento diário cumulativamente nos ATMs passa para 180 mil kwanzas