Empresa sul-coreana garante negócio de 100 milhões USD para agricultura
A maior empresa sul-coreana de produção de máquinas agrícolas garantiu um negócio de 100 milhões de dólares para mecanização da agricultura angolana.
A decisão consta de um despacho assinado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, de 4 de Agosto, aprovando o negócio entre a sul-coreana Daedong Industrial e a Empresa de Mecanização Agrícola (Mecanagro), responsável pela preparação de terrenos para a agricultura.
O negócio é justificado no documento por a mecanização agrícola constituir "uma das actividades preponderantes para o incremento da produção nacional" e por haver "necessidade de se implementar o Projecto de Mecanização Agrícola a nível nacional".
O mesmo despacho presidencial diz que o negócio se integra "no âmbito da estratégia de relançamento da actividade agrícola, com vista à garantia do aumento de novas áreas produtivas preparadas".
O Governo definiu a agricultura como um dos sectores prioritários para a diversificação da economia, ainda assente na exportação de petróleo.
A próxima campanha agrícola arranca em Novembro, prolongando-se até meados de 2018. A Mecanagro é responsável pelo desbravamento de terras e terraplenagens para o sector agrícola e só em 2014 trabalhou 30.000 hectares de terrenos em todo o país, destinados a produção agrícola.
JLo do lado errado da história