Saldos das empresas públicas com ‘buraco’ de 741,4 mil milhões kzs
BALANÇO. Diferentes auditores independentes que analisaram as contas das empresas públicas foram unânimes em alguns casos, ao recomendarem a injecção de mais capitais em muitas empresas para que elas continuem funcionais nos próximos anos.
Os auditores independentes da empresas do Sector Empresarial Público (SEP) pediram confirmação para cerca de 810,864 mil milhões de kwanzas, mas receberam respostas para as solicitações de apenas 445,463 mil milhões, dos quais somente 69,433 mil milhões de kwanzas foram confirmados.
Baseados em dados oficiais, os cálculos do Valor Económico indicam assim um ‘buraco’, no exercício de 2023, de pelo menos 741,431 mil milhões de kwanzas entre contas a receber e a pagar, resultado da diferença entre o total dos valores apresentados pelos auditores e os montantes efectivamente confirmados.
Conforme os dados, se os cálculos considerarem apenas os 445,463 mil milhões de kwanzas que tiveram respostas (já que 365,401 mil milhões de kwanzas não mereceram nenhum comentário das entidades solicitadas), a diferença cai para os 376,031 mil milhões de kwanzas.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
JLo do lado errado da história