Samakuva participa em reunião dos democratas
O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, participa em Budapeste, Hungria, na reunião do comité executivo do Centro Internacional Democrático (IDC), do qual o maior partido da oposição em Angola é membro efectivo.
Isaías Samakuva, que é vice-presidente da IDC, chefia uma delegação do partido que participa nos trabalhos da reunião que teve início na sexta-feira última e é presidida por Andrés Pastrana, ex-Presidente da Colômbia, segundo uma nota de imprensa do secretariado executivo do comité permanente do partido.
Entre as personalidades presentes destacam-se António Lopez Isturiz, secretário-geral da organização, Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde, Amin Gemayel, ex-Presidente do Líbano, Victor Orban, primeiro-ministro da Hungria, e José Maria Aznar, ex-primeiro-ministro espanhol.
Estão igualmente presentes delegações dos partidos-membros da IDC de Marrocos, Suécia, Espanha, Costa do Marfim, Brasil, Panamá, México, Cabo Verde, Líbano, Chile, Cuba, Alemanha, Portugal, Argélia, Camboja e do Azerbaijão.
No sábado, a reunião debateu o relatório do secretariado executivo da organização e apreciou várias propostas de resolução. Foram também debatidas durante a sessão inaugural questões religiosas no mundo, a situação no Médio Oriente, a política externa do Presidente Donald Trump, a situação na América Latina, o problema do populismo, o terrorismo, as migrações e a situação em África.
Na sua qualidade de vice-presidente da IDC, o presidente da UNITA assiste à reunião como membro efectivo do comité executivo da organização, fazendo-se acompanhar de Alcides Sakala, secretário das Relações Exteriores da UNITA.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...