Transacções na Bodiva disparam 492,8% para 4,4 biliões kz
MERCADO DE CAPITAIS. Valores negociados pela Bodiva no decurso deste ano, voltam a bater recordes históricos e já superam os registos anuais dos últimos sete anos. Banco central é o principal player que anima a bolsa angolana.
O montante negociado na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (Bodiva) bateu níveis históricos no terceiro trimestre, mantendo a tendência de recordes registada no primeiro semestre do presente ano. Cálculos do Valor Económico, com base em estatísticas oficiais, indicam que foram transaccionados um total de 4,4 biliões de kwanzas até ao fecho do trimestre, um crescimento de 492,8% em relação aos 756,053 milhões do período homólogo.
Os dois últimos meses do trimestre, nomeadamente Agosto e Setembro, são os que contribuíram substancialmente para o crescimento histórico da bolsa angolana, com transacções mensais a romperem o marco de 1 bilião (ver gráfico). Entretanto, o montante negociado no período em análise é superior ao movimentado anualmente pela bolsa desde que são públicos os dados estatísticos. Já Abril e Fevereiro destacam-se como os meses de baixas negociações, com 58,3 mil milhões e 63,1 mil milhões, respectivamente.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’