União Europeia financia Angola com 24,7 milhões de dólares
Angola e a União Europeia assinaram hoje três acordos de financiamento no valor de 24,7 milhões de dólares, para implementar programas nas áreas das finanças públicas, ensino superior e no âmbito do mecanismo de diálogo.
O total dos financiamentos advém de programas aprovados em 2018 e distribuem-se por 4,4 milhões de dólares para o Mecanismo de Diálogo, com vista à cooperação decidida no âmbito do Caminho Conjunto, 14,6 milhões de dólares para apoio ao ensino superior, 5,6 milhões de dólares para o programa de apoio à gestão das finanças públicas e governação económica.
Os acordos foram assinados à margem de uma reunião Angola-União Europeia, no âmbito do programa ‘Caminho Conjunto’, enquadradas nas Convenções de Financiamento do 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).
Foi também assinado um outro acordo, entre o Ministério das Finanças e o Banco Europeu de Investimento (BEI) para um empréstimo europeu de 112,4 milhões de dólares para investimentos nas águas e saneamento.
Os três primeiros acordos foram rubricados pelo ministro da Economia e Planeamento de Angola, Pedro Luís da Fonseca, e pela directora interina da União Europeia para África Central e Austral, Francesca di Mauro.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...