Girabola Zap
Banco BAI

Como aumentar a sua produtividade?

10 Dec. 2019 Gestão
Como aumentar a sua produtividade?

Esqueça o modo ‘multitarefa’

Atender chamadas, ler documentos, fazer listagens, ver páginas online, almoçar, é tão tentador fazer tudo ao mesmo tempo, como é impossível fazer tudo bem. A neurociência comprovou que ‘multitasking’ não é humano e que o foco numa tarefa de cada vez aumenta a velocidade do que fazemos e assim a produtividade diária.

Faça pausas 

Trabalhar seguido pode parecer a melhor opção quando está cheio de trabalho mas há vários estudos que demonstram o contrário, a importância das pausas para aumentar a concentração e a sua disposição para trabalhar. Tire cinco minutos, ande, apanhe ar fresco, tome um sumo ou um café e volte ao trabalho com força renovada.

Deixe as maiores tarefas para quando se sente mais alerta 

Empurrar com a barriga as tarefas mais difíceis ou mais morosas pode fazer com que as tenha pela frente quando já está mais cansado e com que não lhes dê a atenção necessária. Fugir dessas tarefas vai dar-lhe a sensação de que a sua produtividade também fugiu. Se é uma pessoa de manhãs, ponha as tarefas mais difíceis para essa hora, e se pelo contrário é uma pessoa de noites, siga a mesma lógica.

Implemente a regra dos dois minutos

Maximize o seu tempo no trabalho preenchendo pequenas janelas de tempo livre com tarefas que possa realizar em dois minutos e tire-as da lista de coisas por fazer. A regra dos dois minutos também funciona para objetivos ou hábitos que possam ser iniciados em dois minutos mesmo que não os consiga completar.

Defina pequenos objectivos 

Ter uma tarefa inteira, um grande projecto ou uma folha em branco pela frente pode ser exasperante, mas, se dividir a tarefa em pequenas tarefas que a compõem, vai aumentar o seu nível de confiança de que a consegue terminar a tempo e fazer com que o monstro que tem de enfrentar se torne paulatinamente mais pequeno.