Girabola Zap
Banco BAI
MUDANÇAS DE PARADIGMA PODEM PRODUZIR OPORTUNIDADES 

Como manter o seu negócio à tona em tempos de crise

10 Mar. 2020 Gestão

ESTRATÉGIA. Gestão de crise pode parecer continuada no actual ambiente de negócios, no entanto há estratégias que podem ajudá-lo a manter a sua empresa viva mesmo quando as vendas, a produção e as receitas estão em baixa. Se por vezes os contextos de crise obrigam a focar-se no seu ‘core business’, muitas vezes uma mudança de paradigma pode trazer novo folego. Saiba como reagir e proteger o seu negócio.

Como manter o seu negócio à tona em tempos de crise

 

Entre Antecipar e adaptar-se

Esteja atento a mudanças no ambiente de negócios que o rodeia de modo a perceber como a sua empresa se poderá adaptar para sobreviver e mesmo sair a ganhar com a crise. Reveja estratégias de mercado, procure novos clientes e reinvente a sua empresa.

Corte gorduras 

Estude o ROI (retorno do investimento) de cada despesa e corte desperdícios, faça reservas de liquidez, aproveite qualquer baixa de preços devida à crise e monitorize o uso do seu tempo e do dos funcionários de modo a eliminar desperdícios.

Faça autopromoção

Seja assertivo e eficiente com a promoção do seu negócio. A publicitação dos seus serviços é necessária se vai sobreviver à crise, mas há que encontrar maneiras criativas para não aumentar demasiado o orçamento. Faça networking, envie emails promocionais e contacte clientes de modo personalizado para se manter presente.

Estude novas parcerias 

Terceirize partes do seu negócio que não lhe trazem recita e consomem horas de trabalho. Estude parcerias com outras empresas que possam trazer novos horizontes e providenciar alívio de caixa ao seu negócio sem o prejudicar.

Introduza novos produtos com recurso ao que tem disponível 

Reveja o seu processo de produção e faça vistorias ao seu stock com o objectivo de reciclar desperdícios, transformando-os em novos produtos ou novas fontes de receita.


Mantenha a qualidade do seu produto

O que o vai distinguir será sempre a qualidade da sua prestação, mas em tempos de crise é fácil haver derrapagens. 

Esteja atento a esta tendência e não a deixe tirar o brilho ao seu produto. Se levou tempo a construir a reputação da sua empresa, lembre-se que para a perder é num ápice se deixar que o seu produto se deteriore.

Cuide de si

Manter o seu negócio em tempos de crise vai exigir muita energia e comprometimento da sua parte por isso é instrumental que tenha saúde e uma atitude positiva que contrarie o ambiente económico cinzento que o rodeia. 

Faça exercício, coma saudável e encontre maneiras de gerir o stress e a negatividade com o menor impacto para a sua saúde. 

X